- Informações
Ferragens em Aço Inoxidável
O aço inoxidável tem propriedades que justificam a sua ampla utilização. Elevadas resistências à corrosão e mecânica, promovem uma aparência inalterável ao longo do tempo, bastando para tal uma limpeza regular. O aço inoxidável é constituído por uma liga de aço, cromo e níquel, sendo esta liga responsável por tornar o produto com elevada resistência à corrosão. O cromo reage com o oxigénio criando uma camada que isola o metal e o impermeabiliza. Esta reacção assegura a durabilidade do aço inoxidável, por isso a sua boa manutenção é indispensável.
A Alves & Alves utiliza as ligas AISI 304 e 430, no fabrico das ferragens.
A liga AISI 304 - EN 1.4301 (Austenític) tem uma boa resistência global, adequando-se ao uso normal da ferragem. Possui uma combinação excelente de dureza, resistência à corrosão e é facilmente trabalhado.
AISI 430 - EN 1.4016 (Ferrítico) é um inoxidável de uso geral. Utilizado habitualmente em atmosferas não agressivas. As características são: ductilidade, boa maleabilidade e resistência à corrosão e oxidação. Boa condutividade térmica e acabamento final de qualidade.
O Alumínio é dos elementos mais abundantes nos mantos superficiais terrestres. Existe apenas no estado combinado, em diversas rochas silicatadas, particularmente nos feldspatos, micas, tormalina, etc. Também se encontra nas argilas, xistos e ainda na bauxite.
As principais características do alumínio são:
-
Reduzida massa volúmica;
-
Boa resistência à corrosão atmosférica, devido à formação de um filme auto-protector de alumina;
-
Elevado alongamento e baixa resistência à rotura, que permitem fácil enformação;
-
Ponto de fusão moderado, que facilita a obtenção de ligas;
-
Elevada condutibilidade eléctrica e térmica;
-
Bom poder reflector;
-
Reciclável.
As ligas de alumínio constituídas por pequenas percentagens de cobre, silício, magnésio e zinco, são muito variadas. A diferente composição dos diferentes elementos e o facto de poderem ser tratadas termicamente, conferem-lhe uma gama variada de aplicações.
A Alves & Alves utiliza uma liga de latão de elevada qualidade. O latão é uma liga derivada do cobre que apresenta praticamente as mesmas características e aplicações. É claramente um recurso com uma elevada relação de custo-qualidade.
Zamak é a denominação de ligas contendo cerca de 95% Zn (Zinco), juntamente com Al (Alumínio), Mg (Magnésio) e Cu (Cobre), cujo ponto de fusão situa-se entre 385°C e 400°C.
Na indústria são utilizadas diversas ligas Zamak, com diferentes teores de Al, Mg e Cu, o que resulta em diferentes propriedades mecânicas. São materiais de baixo custo utilizados na fundição de peças que necessitam de pouca resistência mecânica. O material no estado líquido é injectado sob pressão em moldes no formato das peças a serem produzidas.
A Alves & Alves, Lda. utiliza a liga Zamak 5, devido às suas propriedades de resistência à corrosão. É claramente a liga mais usada na Europa.
Cuidados a seguir
- Antes da aplicação, as ferragens devem ser armazenadas em local seco.
- As ferragens devem ser aplicadas apenas depois do tratamento/envernizamento das madeiras e, uma vez aplicadas, devem-se proteger até à conclusão da obra.
- Após a aplicação das ferragens, não se devem utilizar substâncias corrosivas, como acetonas, solventes ou outros ambientes corrosivos, passíveis de danificar, numa primeira fase, as superfícies em que entram em contacto e, de seguida, em toda a peça.
- Não se devem utilizar esponjas de aço, pois poderão provocar pontos de oxidação.
- Deve ser utilizado um pano macio e seco para a limpeza.